Quinta, 30 de novembro de 2023

 

RENAULT E RPOINT RECEBEM PRÊMIO DE MELHOR PRÁTICA EM DIVERSIDADE COM CONCESSIONÁRIA 100% FEMININA

A Renault e a RPoint receberam o troféu de melhores práticas em diversidade no Prêmio AB Diversidade 2023 no Setor Automotivo, com a entrega 100% feminina Women@RPoint. Essa foi a sexta edição do reconhecimento, que destacou as organizações pelos seus resultados na promoção de um ambiente mais igualitário e inclusivo.

Os vencedores foram definidos entre 63 organizações que responderam à pesquisa Diversidade no Setor Automotivo e, com isso, além de contribuir para a geração de informações sobre a indústria, destacaram seus indicadores e boas práticas na busca para promover um ambiente mais plural.

“A expedição Women@RPoint, que é 100% feminina, nos mostra que há espaço para aprender e evoluir constantemente na diversidade de temas. A Renault acredita que a diversidade gera mais criatividade e inovação, além de contribuir diretamente para o negócio”, explica Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede da Renault do Brasil.

“O Grupo RPoint apoia e valoriza a diversidade, com igualdade de condições para todos os colaboradores. E meu propósito é oportunidades para mulheres no segmento automotivo”, afirma Milene Sipas, diretora comercial da marca Renault no Grupo RPoint.

 

Sobre a Women@Rpoint

Em maio, a Renault e o Grupo RPoint inauguraram a primeira entrega Renault 100% feminina. Batizada de Women@RPoint, a unidade de 548 m² fica no bairro da Casa Verde, em São Paulo, e tem espaço de showroom, área de entrega de veículos e escritório.

Todas as colaboradoras da unidade Women@RPoint são mulheres, formadas pelo Centro de Treinamento Renault Academy, que seguem padrões de qualidade internacionais da marca Renault. As mecânicas também receberam capacitação do Senai. A equipe tem vendedoras, entregadoras de veículos, consultoras técnicas, mecânicas, além do gerente de vendas e do gerente de serviços pós-venda. Como parte da preparação desta operação o Grupo RPoint também aderiu aos WEPs (Women's Empowerment Principles– ONU), os princípios de empoderamento feminino, em novembro de 2022.

O tema diversidade e inclusão é uma realidade na Renault do Brasil há mais de 20 anos, quando o Grupo Renault aderiu ao Pacto Global da ONU, com a implementação dos dez princípios, que se aplicam a todas as unidades no mundo. A marca foi a primeira montadara da América Latina a aderir, em 2015, aos WEPs, e em 2021 se tornou signatária do Movimento Mulher 360.

 

 

Terça, 14 de fevereiro de 2023

 

2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO ESG RENAULT RECONHECE 12 CONCESSIONÁRIAS POR SUAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS

A 2ª edição do prémio contou com a participação de 38 grupos de concessionários, 57% superior a 2021, e registou 1.152 iniciativas, cinco vezes mais em relação ao ano anterior.

Lançado em 2021, o Prêmio ESG Renault estimula a implementação da gestão dos aspectos ESG (sigla em inglês que significa meio ambiente, social e governança) em toda a rede de operações Renault. O objetivo desta iniciativa é ampliar o alcance dos impactos positivos gerados pela marca em todo o país, em parceria com os concessionários.

A segunda edição do prêmio contou com a participação de 38 grupos, um aumento de 57% em relação a 2021. No total 1.152 ações foram rompidas nos eixos de meio ambiente, social e governança corporativa, impactando positivamente a sociedade e as comunidades no entorno das operações, em todo o território nacional.

O evento que revelou os 12 vencedores da 2ª edição do Prêmio ESG Renault aconteceu no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, durante a convenção da rede. Foram reconhecidos os grupos Aravel, Azzurra, Barigui Renault, Carmo, Carrera, DR Sul, IESA, Nissul, Nova Bahia, R Point, Redenção e Valec.

“A Renault é uma marca responsável e eu tenho muito orgulho em ver as ações inovadoras pela nossa rede de soluções, são ações locais que já estão contribuindo com o meio ambiente e com a sociedade”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.

Cada grupo de concessionária vencedora recebeu o prêmio de R$ 15 mil, para apoiar uma instituição social à sua escolha, além de receber um kit com produtos confeccionados pelos projetos sociais Associação Borda Viva e Supera.

“A aplicação de ações ESG faz bem para o negócio e hoje é um aspecto cada vez mais observado pelos clientes no momento da compra. É muito gratificante ver que a cada ano aumenta o envolvimento da nossa Rede com ações socioambientais”, destaca Gustavo Ogawa, diretor de Vendas e Rede na Renault do Brasil.

Ações ESG rompidas pela Rede de Concessionários Renault beneficiam a sociedade e o meio ambiente

A parceria com as concessionárias possibilita que as iniciativas ESG da Renault do Brasil tenham maior capilaridade nacional, alinhadas com a atuação do Instituto Renault, nos eixos de inclusão e segurança.

“A 2ª edição do Prêmio ESG Renault é um verdadeiro sucesso. As ações locais cresceram cinco vezes, o que demonstra o forte comprometimento da nossa Rede de Concessionárias, em alinhamento à nossa estratégia socioambiental”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação Renault do Brasil.

Os grupos vencedores implementaram ações voltadas aos eixos de meio ambiente, social e governança. Alguns exemplos de ações realizadas:

Meio ambiente

- Estruturação dos espaços do escritório com telhas translúcidas e aberturas zenitais, que favorecem o aproveitamento da luz natural, evitando o consumo de energia elétrica.

- Confecção de mochilas e porta-resíduos a partir da reutilização de tecido de uniforme.

- Implementação de painéis solares em toda a especificação.

- Doação e planejamento de mudas de Ipê no espaço do projeto Novos Passos da Ilha Vila Fachini, em parceria com o parque CienTec – UPS

Social

- Mobilização de campanhas de arrecadação de alimentos, agasalhos e cobertores beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social, envolvendo colaboradores e o entorno das transportadoras.

- Ação de inclusão por meio da aplicação de curso de Libras (linguagem brasileira de sinais) para colaboradores da expedição.

- Promoção da diversidade com impacto social, com a ação de equidade de gênero na equipe da oficina, com a contratação de mecânicas femininas.

- Ação de educação profissional oferecendo formações em mecânica básica com o objetivo de estimular o desenvolvimento profissional para mulheres.

Governança corporativa

- Realização de eventos com a gestão e os colaboradores em geral sobre o tema ESG.

- Aplicação de letramento para a gestão e colaboradores sobre diversidade e inclusão.

 

 

Quarta, 13 de abril de 2022

 

RENAULT DO BRASIL PREMIA CONCESSIONÁRIAS QUE SE DESTACARAM NA 1ª EDIÇÃO DO “PRÊMIO ESG RENAULT”

Premiação de ações da rede no âmbito do meio ambiente, social e governança. Participaram 22 grupos de vendas, somando 227 iniciativas em todo o país

 

A Renault do Brasil estreou nesta terça-feira (12) como concessionárias vencedoras da primeira edição do  “Prêmio ESG Renault” . Ao todo, foram 11 grupos vencedores que se destacaram ao longo de 2021 com ações no âmbito do meio ambiente, social e governança. A solenidade ocorreu durante a convenção de rede em São Paulo. 

O “Prêmio ESG Renault” tem como objetivo promover e valorizar as iniciativas da rede no âmbito socioambiental.  

No total, 22 grupos de apresentações da Renault participaram da realização de 227 ações dentro das temáticas ESG. Todas passaram pela validação do Instituto Renault, que orientou os critérios conforme a estratégia de ESG do Grupo Renault. 

Os 11 vencedores foram:

  • R Ponto e Carrera, de São Paulo;
  • Fórmula Renault e Aravel, do Paraná;
  • Leauto e Auto France, do Rio de Janeiro;
  • Du Nort, do Pará;
  • Saga, de Brasília;
  • Aliança, do Tocantins;
  • Andreta, do interior de São Paulo; 
  • Itambé, Rio Grande do Sul. 

Cada grupo de concessionária vencedora recebeu o prêmio de R$ 15 mil para apoiar uma instituição social à sua escolha, e ainda um kit de produtos confeccionados pela Associação Borda Viva e pela Supera, projetos sociais apoiados pelo Instituto Renault. 

“Quero parabenizar toda nossa rede pelo engajamento no ‘Prêmio Renault ESG’. É uma imensa alegria compartilhar com vocês essa jornada por um mundo melhor, totalmente homologada com a estratégia de ESG do Grupo Renault”, destaca Bruno Hohmann, vice-presidente comercial da Renault do Brasil. 

A maior parte das ações premiadas envolvem ações de insumos e alimentos para combate à fome (32%); iniciativas de sustentabilidade em prol do meio ambiente (28%); Outorgas à diversidade e inclusão (25%); apoio a um projeto social (15%) e estímulo à geração de renda por meio da venda de produtos da Associação Borda Viva e do Supera em suas lojas (10%); e ações em prol da educação para a segurança no trânsito (9%). 

Transformando vidas

O “Prêmio ESG Renault” valoriza ações nos âmbitos de meio ambiente, social e governança. A parceria com as concessionárias permite que as iniciativas da Renault do Brasil tenham maior capilaridade nacional e que sejam reconhecidas ações em linha com a atuação do Instituto Renault, como geração de renda, educação, empreendedorismo social, meio ambiente e empregabilidade.

“É gratificante ver o comprometimento da nossa rede de entregas para um futuro mais sustentável e uma sociedade mais justa. Com compromisso e responsabilidade, o primeiro ano do prêmio ESG foi um grande sucesso”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação Renault do Brasil.

As instituições escolhidas pelo Grupo RPoint para serem beneficiadas com o prêmio foram:

- Associação Comunidade Ativa de Vila Clara | Bem Querer Mulher. Atuação: capacitação de mulheres e meninas vítimas de violência doméstica ou psicológica; 

-CAAP | Assistência Social ao Adolescente. Atuação: educação para crianças e jovens; 

- Instituição Lari Amor. Atuação: combate à fome e construção de moradias dignas.

 

O que é ESG?

É uma sigla (em inglês) que abriga três conceitos relacionados à gestão das empresas. Eles permitem medir o desempenho, oferecendo assim uma visão mais ampla aos investidores e demais stakeholders.

Meio ambiente : ou meio ambiente, refere-se à gestão dos impactos ambientais da empresa. 

Social : diz respeito à gestão dos tópicos sociais na organização, tais como questões trabalhistas, de direitos humanos, diversidade, e atuação junto à sociedade. 

Governança : avalia as práticas e a implementação dos princípios da boa governança corporativa na gestão da empresa e nos processos de tomada de decisão.